quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bairro de Sapopemba

Bairro oficialmente fundado em 1910.

Por que Sapopemba?





Pça Miguel Ramos de Moura










O primeiro nome dado à região foi Monte Rosso, depois veio o nome Sapopemba, originário da árvore sapopema. Foram os migrantes italianos e portugueses que povoaram, primeiramente, o bairro. No dia 25 de junho de 2010, o bairro Sapopemba irá completar 100 anos de existência.

Em Sapopemba...

Rua Adutora do Rio Claro










Av.Sapopemba, altura do n° 11.000,Vista de cima










Cruzamento da Av.Sapopemba com Rua General Porfírio da paz



Av. Sapopemba é considerada a maior do Brasil e a terceira maior do mundo, ela atravessa vários bairros da cidade de São Paulo com uma extensão de 45km.

Mercado Municipal Antonio Gomes




Em uma construção recente, de 1992, o mercado municipal abriga, em seu estacionamento, uma árvore da espécie sapopema, uma das origens do nome do bairro. Houve uma reforma no Mercado Municipal de Sapopemba em fevereiro de 2008.

Moradias do bairro Sapopemba

Rua Paulino Mendes









Rua João Lopes de Lima
















Rua Nabor Luíz da Silva









Rua Custódia de Sá e Faria
Viela Manoel Quirino de Mattos














Rua Adutora Kit










Viela Boa Esperança






Contrastes...


Rua: Rogério Hernita Calvo










Rua: Manoel Quirino de Mattos

No bairro de Sapopemba, há contrastes, não existem apenas casa e carros de classe média, mas há também muitos problemas, o bairro é carente de multirões que ajudem os moradores de baixa renda.

Hospital Estadual de Sapopemba


O Hospital Estadual de Sapopemba foi inaugurado em 5 de abril de 2003. Em 3 de março de 2010, foi entregue o novo Centro de Parto e a reforma da unidade Neonatal. Para os moradores do bairro, foi muito importante a inauguração deste hospital, porque só havia hospitais em bairros vizinhos, facilitando assim para que as gestantes realizem seus partos mais próximas de suas residências.

Posto de Saúde


O posto de saúde oferece distribuição de remédios e também o PSF (programa social da família), no qual agentes de saúde realizam visitas à casa dos pacientes. Em alguns casos, os médicos também se deslocam até a casa dos moradores.

AMA- Sapopemba

No AMA (assistência médica ambulatorial), é possível marcar consultas para várias especialidades, e, se necessário, os pacientes são encaminhados ao hospital para iniciar tratamento, mesmo que emergencial.

Corpo de Bombeiros (COBOM) Sapopemba

Atende diversas ocorrências de emergência na região, como atropelamentos, colisões, incêndios entre outros.

69° Distrito Policial

Está localizada na Av. Arquiteto Vilanova Artigas e atende uma ampla população.

Terminal Sapopemba, Av. Arquiteto Vilanova Artigas


















Terminal Sapopemba, inaugurado em Outubro de 2006


O Terminal Sapopemba trouxe mais facilidade para os moradores do bairro, que ainda esperam por uma estação de metrô na região, para deslocamentos mais rápidos.

Conselho Tutelar de Sapopemba


Profissionais orientam e encaminham famílias, grupos, e até individualmente, as pessoas do bairro. Um dos pontos importantes desse trabalho é verificar constantemente a frequência de alunos em escolas e , em caso de muitas faltas, enviar correspondências aos responsáveis para maior esclarecimento.

Associação dos Idosos de Sapopemba

A associação trouxe para o bairro benefícios para terceira idade, como aulas de artesanato, corais, e ainda vacinações preventivas.

Biblioteca Gilberto Freyre

Construída em 1986, depois de uma reforma, a biblioteca ganhou um amplo jardim com bancos para leitura. A maior biblioteca do bairro facilita o acesso de estudantes para livros diversos, do ensino básico ao superior, o que facilita a vida acadêmica dos estudantes do bairro.

G.R.C.E.S COMBINADOS DE SAPOPEMBA


A Escola de samba, fundada em 12 de dezembro de 1984, é um atrativo cultural e desfila pelo grupo de acesso do carnaval paulistano. Em 1992, foi campeã pela primeira vez, homenageando Inezita Barroso, integrante da ala de compositores.

Feiras de rua






-Esquina da rua Esquivél Navarro
-Pça de Retorno nº2
No bairro Sapopemba, há feiras durante o dia e também à noite. Com variadas barracas, os feirantes atendem a todos os gostos e idades, os horários flexíveis facilitam a vida corrida dos moradores do bairro.

José de Moraes (peixeiro)

José de Moraes veio da Paraíba há 22 anos, desde então trabalha na região de Sapopemba. Na esquina da rua Ferreira de Abril com a Av.Sapopemba, ele vende variados tipos de peixes e se tornou conhecido por trabalhar com peixes de ótima qualidade. " Fresquinhos como o cliente gosta", diz, com seu jeito simples de cativar a clientela, que volta toda semana.



Festa da Padroeira













A Festa da Padroeira, quermesse que ocorre anualmente no bairro, é visitada por um grande número de pessoas, especialmente as católicas. As danças típicas são um dos atrativos da festa.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque













Nos anos 60, com ajuda das famílias portuguesas, iniciou-se a construção do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, mas só veio a ser concluído na década de 70.

Igrejas Evangélicas











Igrejas de diferentes doutrinas são encontradas em diversos pontos do bairro. É fácil perceber a devoção dos fiéis, independente do tamanho das igrejas.



Centro Espírita

São poucos os centros existentes no bairro, porém há grande quantidade de pessoas assíduas que frequentam esses lugares.

Casa de Artigos Religiosos











Esta casa é muito frequentada pelas pessoas do bairro à procura de imagens de entidades umbandistas e ingredientes para rituais, além de livros, incensos e potes de barro.

Sabesp Sapopemba


A unidade da Sabesp distrubui água tratada para a região e colabora com projetos do bairro.

Áreas de lazer













Com áreas como pista de caminhada, de ciclismo e de skate, a praça trouxe para o bairro o lazer que a população precisava.Nos finais de semana, a criançada se distrai, jogando bola entre outros divertimentos.

Rua de Lazer


Conhecida como Rua de Lazer, os moradores improvisaram uma academia.